Comandante Geral da PM ordena saída de policiais do presídio Pereirão em Caicó

Policiais militares que trabalhavam na presídio Pereirão se apresentaram na manhã de hoje no 6º BPM de Caicó

1347
Retirada de policiais de presídios e novas convocações de agentes

Policiais militares estão sendo gradualmente retirados de guaritas e guarda de presídios do Rio Grande do Norte, após decreto do governo publicado em janeiro deste ano.

Devido à repercussão o vice-governador Antenor Roberto anunciou a convocação de 60 agentes penitenciários em junho e outros 60 para outubro. A convocação de 122 agentes fazem parte de uma reposição de vagas para atingir o patamar de 1.475 servidores estabelecidos por lei.

Segundo o titular da Secretaua Estadual de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire, esse é o máximo, que o estado pode contratar nos próximos anos devido ao teto da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Abandono de cargos de Agentes Penitenciários

Agentes penitenciários aprovados no concurso 2015 foram empossados em janeiro do ano passado, sendo que, oito meses depois 86 tinha desistido da função de acordo com o requerimento enviado ao Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte em agosto daquele ano, pedindo a convocação de novos aprovados para suprir essas vagas.

Desses 86 maior parte 73 dos agentes foi nomeada e sequer chegaram assumir o cargo, 10 pediram saída depois de começar a atuar no sistema e uma outra abandonou sem justificativa. As razões mais comuns relatados por agentes ao Tribuna do Norte foram a carga horária e a pressão excessiva sofrida dentro das unidades prisionais.

Retirada de policiais do Pereirão

No presídio Pereirão em Caicó, policiais pertencentes ao 6° BPM se apresentaram na manhã de hoje, quinta feira (05), sob a ordem do Tenente Coronel Costa cumprindo determinação superior do Comandante-Geral, Coronel Alarico.

Nos próximos dias ficará definido pelo comando do batalhão, aonde estes policiais irão trabalhar, alguns deles irão trabalhar nas ruas e outros distribuídos em outras cidades como Cruzeta, Santana do Matos e São Rafael.

Frente do prédio do 6° BPM em Caicó nesta manhã 05.07.2019