De olho no ENEM 2017 – Regras, mudanças, 12 dicas e possíveis temas da redação

O ENEM bate a porta e já estamos na reta final para que, os 6,1 milhões de inscritos no ENEM 2017, façam as provas nos dias 05 e 12 de novembro em todo o Brasil.

1042

PROVA

As provas do Enem 2017 passaram a ser em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro, aonde 6,1 milhões de inscritos deverão comparecer neste ano de 2017. Este é a menor número de inscritos confirmados desde 2013.

Histórico de Inscrições no ENEM desde 2009

O MEC mudou o dia da prova de redação. Antes, ela era cobrada no segundo dia, junto com as 45 questões de matemática e as 45 de linguagens. Agora, redação, linguagens e ciências humanas serão os temas do primeiro domingo (5/11). Com isso, o primeiro dia de provas passa a ter duração de cinco horas e meia de prova. Uma semana depois (12/11) será feita a prova de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia para realização.

PRIMEIRO DOMINGO (05 de nov) – duração de 5 horas e meia e contará com;

  • redação;
  • linguagem, código e suas tecnologias [Língua Portuguesa, Língua estrangeira – inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física, Literatura e Tecnologia da Informação e Comunicação];
  • ciências humanas e suas tecnologias [História, Geografia, Filosofia e Sociologia].

SEGUNDO DOMINGO (12) – duração 4 horas e meia e contará com;

  • matemática e suas tecnologias;
  • ciências da natureza e suas tecnologias [Química, Física, Biologia].

Em ambos os dias, os portões abrem pontualmente às 12h e fecham às 13h. O início das provas está previsto para às 13h30. É recomendado que o candidato chegue com ao menos uma hora de antecedência ao local da prova.

REDAÇÃO NO 1º DIA DE PROVA

O MEC mudou o dia da prova de redação. Antes, ela era cobrada no segundo dia, junto com as 45 questões de matemática e as 45 de linguagens. Agora, redação, linguagens e ciências humanas serão os temas do primeiro domingo (5/11). Com isso, o primeiro dia de provas passa a ter duração de cinco horas e meia de prova. Uma semana depois (12/11) será feita a prova de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia para realização.

O QUE LEVAR

O candidato deverá levar uma canta esferográfica de cor preta e feita em material transparente e um documento original com foto. Será permitido que os estudantes levem alimentos, porém, recomenda-se que os mesmos sejam leves e, caso venham em potes, que estes sejam transparentes.

O QUE NÃO PODE LEVAR

Não será permitido ao candidato levar lápis, lapiseira, caneta fabricada por material não transparente, borracha, livros, manuais, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou simular, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens).

Além disso, durante as provas, não pode usar óculos, chapéus, bonés, viseiras, gorro ou simulares. Também está proibido ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas duas horas do início das provas.

ATENDIMENTO ESPECIAL

O Enem oferece atendimento especializado e específico para candidatos que declararem, no ato da inscrição, ser portador de alguma necessidade especial. Pela primeira vez, estudantes surdos terão acesso às questões do Enem traduzidas na Língua Brasileira de Sinais (Libras) via vídeo. Serão disponibilizadas salas adaptadas para os participantes, que deve indicar na inscrição se deseja participar. Também estarão disponíveis tradutores para esclarecer dúvidas pontuais.

solicitação de uma hora a mais de exame – antes feita mediante o preenchimento de um formulário – agora será realizada na inscrição, com a apresentação de laudo comprovatório da deficiência ou condição necessária. Ainda será oferecido atendimento a pessoas com baixa visão, cegueira, deficiências físicas, auditivas, intelectuais, dislexia, autismo ou outras condições especiais. O atendimento específico, por sua vez, é oferecido a gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar

DICA DE BOA REDAÇÃO

  1. Não fuga do tema proposto;
  2. Fale sempre na 3ª pessoa;
  3. Só coloque um título que achar que deve, ele não é obrigatório;
  4. Pense em coisas que o problema te lembra e escreva na folha de rascunho preliminarmente;
  5. Escreva na linguagem correta e corretamente;
  6. Demonstre conhecimentos dos mecanismos linguísticos em sua argumentação, ligue uma coisa com a outra;
  7. Aplique conceito ou conceitos das várias áreas do conhecimento;
  8. Escreva de 3 a 5 parágrafos com Introdução, desenvolvimento e conclusão;
  9. Coloque no mínimo 1 proposta de intervenção;
  10. Fundamente a defesa de seu ponto de vista com fatos, informações, opiniões de forma relacionada e organizada com uma boa interpretação da realidade, convencendo o corretor da sua prova.
  11. Se achar que deve estude os órgãos competentes pelos diversos setores como segurança, saúde, educação, indústrias, energia, transportes, moradia, emprego, etc.
  12. 1° Parágrafo – Problematize o tema proposto usando “parte”, não dados completos, dos dados que já vem na prova. 2º Parágrafo – Decorra sobre o que impede que seja resolvido e argumente sobre a possível solução. 3° Parágrafo – Defenda seu ponto de vista usando conhecimentos de outras áreas do conhecimento como História, Filosofia (citações filosóficas por exemplo), Sociologia, Biologia, etc, ou mesmo usando dados de uma música, um filme, uma reportagens relevantes e do conhecimento geral que possam ser checados e coloque no mínimo 1 propostas de intervenção. 4º Parágrafo – Fundamente seus argumentos, Diga Quem? vai fazer O que? Aonde? Como? Quando? De que forma?, ou seja, de onde sairá os recursos ou meios para solução ou amenização, combate e prevenção do problema 5° Parágrafo – conclua defendendo o seu ponto de vista explicando o quão seria bom se suas idéias fossem postas em prática;

QUAIS OS POSSÍVEIS TEMAS DA REDAÇÃO DO ENEM 2017?

Sem dúvida alguma, uma das coisas que mais está mexendo com a cabeça dos candidatos às vésperas das provas é o tema da redação do Enem 2017. O assunto já foi escolhido e está sendo mantido em sigilo pela organização do Exame.

Nesta reta final, resolvemos ajudar enumerando os sete possíveis temas da redação do Enem 2017, conforme a seguir:

  • Combate à homofobia: caminhos e desafios;
  • Legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016: heranças materiais e imateriais;
  • Bullying e Educação;
  • Qualidade de vida e mobilidade urbana;
  • Recursos naturais: como utilizar e preservar;
  • Impactos da crise hídrica na sociedade;
  • Meio ambiente e responsabilidade ambiental.