Drama: Resgate de 12 garotos e técnico de time de futebol presos em caverna na Tailândia

Resgate durou 3 dias. 8 garotos já haviam sido resgatados da Caverna de Tam Uang, no Norte da Tailândia. 5 garotos e o técnico foram os últimos.

835

Por Caicó na Rota da Noticia

O time de futebol da Tailândia, Javalis Selvagens, entrou a pé e ficou preso a 4 km da entrada da caverna devido as chuvas caídas no dia 23 de junho. Eles estavam sumidos desde então e nove dias se passaram para que eles fossem encontrados por mergulhadores britânicos, no dia 02 de junho.

Equipes da China, Reino Unido, Austrália e Taiang se envolveram na operação de resgate.

Ake, treinador do time pôs em prática o que aprendeu nos templos budistas . Ele cuidou da meditação e fez jejum para sobrar mais comida para os meninos. Segundo as primeiras imagens do grupo, o treinador era um dos mais debilitados quando foram encontrados pelos mergulhadores.

Um mergulhador aposentado, ex – integrante do Grupo Especial da marinha, que foi voluntário e levou suprimento para eles morreu no local. Faltou oxigênio em seu cinlindro no retorno para fora da caverna, fazendo com que ele perdesse a consciência (desmaiasse) dentro da água. Seu companheiro de mergulho tentou salvá – lo e levá – lo para fora, mas infelizmente o mergulhador não resistiu e morreu.

No sábado, 4 meninos foram resgatados pelo grupo de resgate, na segunda – feira mais 4 deles. O resgate foi suspenso temporariamente pelo período de ferca de 20 horas. Havia o perigo iminente que novas chuvas caissem na região e dificultando ainda mais a operação.

Na manhã desta terça-feira, os outros cinco garotos também foram resgatados e depois o técnico do time, que permaneceu o tempo todo ao lado dos meninos e saiu por último do local.