Governo do Estado empossa 571 novos agentes penitenciários

Novos empossados irão trabalhar em unidades prisionais do Estado e no novo presídio de Ceará Mirim que deverá começar a funcionar no mês de abril deste ano.

674

Fonte: Blogdobg/Caicó na Rota da Notícia
Fotos: Demis Russos

O sistema prisional do Rio Grande do Norte recebeu hoje, 15, mais 571 agentes agentes penitenciários aprovados em concurso publico.

Com ingresso dos novos agentes penitenciários o atual efetivo será ampliado em 60%, sendo 120 mulheres e 451 homens, sendo 27 portadores de necessidades especiais.

Os agentes passaram por curso específico de formação, com conteúdo adequado a Matriz Curricular Nacional do Departamento Penitenciário Nacional -DEPEN – do Ministério da Justiça, baseado em quatro eixos específicos:
Administração Penitenciária;
Saúde e Qualidade de Vida;
Segurança e Disciplina; e
Relações Humanas e Reinserção Social.

Eles agora vão passar pela formação e armamento e tiro, que só pode ser dada com efetivação no serviço público.

Na cerimônia de posse, na Escola de Governo, o governador Robinson Faria lembrou que a atual administração enfrentou três rebeliões e venceu todas.

Em três anos enfrentamos e resolvemos demandas de 30 anos. Recuperamos Alcaçuz, que era o pior presídio do país e agora é modelo para outros Estados”, afirmou Robinson Faria, acrescentando que “atuamos com coragem e determinação, enfrentamos as facções e vencemos, estamos melhorando todo o sistema prisional, tanto a parte física como a de pessoal com reformas e construções, treinamento de pessoal, aquisição de equipamentos e atenção aos apenados com atendimento médico e capacitação profissional”.

Cerimônia de empossamento dos 571 novos agentes (Fotos: Créditos /Denis Russos)