Se for dirigir não ‘use o celular’, se for ‘usar o celular’ não dirija!

Câmeras colocadas em semáforos de algumas cidades brasileiras (Foto: CRN Imprensa)

736

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro – CTB – é proibido dirigir com apenas uma das mãos no volante. A multa para quem usar o celular no trânsito ficou mais cara. Desde o dia 1° novembro, a multa para quem fala ao celular enquanto dirige passou de R$ 85,00 para R$ 293,47. Muita gente ainda se arrisca e coloca os outros em risco usando o telefone no trânsito.

Muitos motoristas digitam, enviam mensagens, olham para o trânsito, para baixo e assim vai… perdendo a noção do que está acontecendo no ambiente e muitas vezes tendo dificuldade até mesmo para passar a marcha do carro.

Uma coisa que poucos sabem é que no sinal fechado, o motorista também pode ser multado. De janeiro a maio deste ano, em Belo Horizonte, foram 51.720 infrações. No Rio de Janeiro, foram 25.204 e, em São Paulo, este ano, só até março, 117.962 infrações.

“Quando um motorista lê uma mensagem ele tira o que mais precisa de reflexo que é a visão e ainda que ele retorne a visão para a estrada ou para a área urbana, o cérebro demora alguns segundos para retomar aquela informação que ele perdeu”, explica o neurologista Rogério Faleiro.

O problema é que uma pessoa distraída acaba se desconcentrando do que acontece ao redor. É como se o motorista tivesse um apagão de 10 segundos o que pode ser fatal para que aconteça acidentes como abarrotamento na traseira do carro, atropelamento fora da faixa de pedestre, dentre outros.

Fonte Jornal Hoje via CRN