SEJUC muda a direção do presídio o Pereirão de Caicó

UBIRAJARA ARAUJO estava no cargo desde 17 de julho de 2016, após a 1a fuga. Assume o cargo, o também agente que comandava o GEP, YURE ANDERSON

755

Por Caicó na Rota da Notícia

Na publicação do diário oficial desta terça-feira (22) foi publicada a exoneração do agente penitenciário Ubirajara Araújo de Oliveira que estava no cargo desde o dia 17 de julho de 2016 Quando ocorreu a primeira fuga na Penitenciária Estadual Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega conhecida como o Pereirão em Caicó.

Para assumir a direção foi nomeado, a partir desta quarta feira (23), o também agente, Yuri Anderson de Oliveira da Nóbrega, que também integra o quadro de servidores daquela unidade prisional e comandava o Grupo de Escolta Penal – GEP.

Grupo de Escolta Penal – GEP

Ubirajara estava no comando da direção do Pereirão desde 17 de julho, quando ocorreu a primeira fuga na penitenciária, permanecendo no cargo de confiança por quase três anos.

Neste período ocorreram várias mudanças na unidade prisional, como por exemplo, a retirada de televisores e ventiladores das celas, o que segundo o chefe de execuções penais, o juiz Henrique Baltazar, a entrada e permanencia de tais eletrônicos é expressamente proíbida nas instituições penais. O ideal é que se deve ter uma televisão comunitária para que todos os presos assistam, já a ventilação das celas deve ser feita pelo Estado e não pelo preso.

Muitas vezes os ventiladores eram desmontados e/ou usados, bem como gambiarras elétricas com luzes, na escavação de túneis feitas pelos apenados, para que eles pudessem fugir. Dentro de tais túneis subterrâneos, a escuridão e o calor insuportável tomam de conta, haja vista que, há falta de ventilação é luz.

Acredíta – se por este motivo que, a retirada desse material inibiu  principalmente a tentativa e execução de fugas.