Açude Itans recebeu 83 centímetros de água nas últimas 24h

0
2647

Segundo informações que nos chegaram através do Repórter Roberto Flávio, o Júnior, responsável pela leitura do Açude Itans, o informou que o reservatório recebeu nas últimas 24 horas, 83 centímetros de água.

Todos estamos na torcida, rogando a Deus que derrame chuvas de bençãos com muita água, para que os açudes temporários que começara a sangrar desaguem na cabeceira do nosso querido Açude Itans e faça com que ele encha e transborde, voltando a ser o que era antes.

A água do açude Itans é para o abastecimento populacional, irrigação para agricultura e pecuária, além de ser utilizada coletivamente na Estação de Piscicultura Estevão de Oliveira que já chegou a produzir cerca de 9 milhões de alevinos (peixes curimatã, tilápia, tambaqui, pacu e carpa) os quais foram distribuídos em açudes públicos e privados assegurando, desta forma, a manutenção do estoque pesqueiro de águas continentais do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

Breve história do açude Itans

O açude “Itans” (que significa “grande concha” na língua Janduí-Tapuia) localiza-se na bacia do Rio Piranhas/Açu, onde barra o Rio Barra Nova. Está localizado a 4 km a sudeste do Centro da cidade de Caicó. Sua bacia ocupa a área de 1.340 hectares com capacidade para 81.750.000m³ de água, apresentando o “volume morto” 4.800.000m³.

A obra de construção do Açude Itans foi feita pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) na fazenda Caiçara, teve início no ano de 1932 e foi concluída em 1935 sendo inaugurado em 1936, tornando Caicó a primeira cidade do interior do RN a ganhar o serviço de abastecimento de água. Nosso gigante, Itans, abasteceu Caicó por 63 anos até ter, pela primeira vez, o abastecimento suspenso no ano de 1999 devido reter apenas 3 milhões de metros cúbicos, servindo apenas para a sobrevivência de plantas aquáticas e algumas espécies de peixes.

Atualmente o abastecimento de água da cidade de Caicó é feito pela Caern através da Adutora Manoel Torres, aonde capta seus recursos hídricos no leito do rio Piranhas, rio este perenizado pelo sistema hídrico Curemas-Mãe D’água, os recebe na Estação de tratamento e redistribui para as residências de acordo com um cronograma prévio de abastecimento.

Açude Itans na manhã de hoje

Açude Itans cheio
Açude Itans cheio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui