China anuncia lockdown de Xangai em duas etapas após aumento dos casos de Covid-19

Por ser um dos principais centros financeiros do mundo, autoridades resistiam isolar a cidade para não desestabilizar a economia. (Profissionais de saúde realizam testes de Covid-19 em Xangai Foto: Reuters)

0
592

A cidade de Xangai, centro financeiro da China, anunciou neste domingo (27) um lockdown em duas etapas para realizar testes de Covid-19 durante um período de nove dias, depois de ter registrado um novo recorde diário no número de infecções assintomáticas.

No sábado, foram reportados 2.631 casos, o que corresponde a 60% das novas infecções sem sintomas registradas no mesmo dia em todo o país, além de outros 47 sintomáticos.

A metrópole enfrenta há cerca de um mês um novo surto da doença, embora os números sejam baixos comparados a outros países. Por ser um dos principais centros financeiros do mundo, autoridades resistiam a adotar o lockdown na cidade para não desestabilizar a economia.

Sob a decisão anunciada no domingo, a parte Leste da cidade ficará sob restrições de segunda-feira até 1º de abril, enquanto no lado Oeste as medidas vão vigorar de 1º a 5 de abril.

As autoridades informaram que o transporte público será suspenso, e empresas e fábricas devem interromper seu funcionamento ou trabalhar remotamente. O governo pediu que a população “apoie, compreenda e coopere com o trabalho de prevenção e controle de epidemias da cidade”.

Até então, o governo tinha adotado uma abordagem baseada na triagem por bairros. A cidade se tornou um dos principais campos de testes diante da estratégia de “Covid zero” na China. Com o avanço da variante Ômicron, residentes questionaram a eficácia do modelo empregado em Xangai, criticando os ciclos aparentemente intermináveis de testes.

Em outras cidades chinesas, milhões de pessoas haviam sido submetidas a lockdowns e duras medidas restritivas mesmo com poucos casos da doença.

De O Globo via Caicó na Rota da Notícia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui