Corpo do Padre Edmundo Kagerer é sepultado na Igreja de Santo Estêvão Diácono na manhã deste sábado

Sepultamento ocorreu após a Missa de Corpo Presente realizada pelo Bisto Dom Antônio

0
1110

O corpo do Padre Edmundo Kagerer, que morreu no início da tarde desta sexta-feira (09), em sua casa, foi sepultado no interior da Igreja de Santo Estêvão Diácono, no Bairro Castelo Branco, zona leste de Caicó (RN).

O velório iniciou ainda na sexta-feira, assim que o corpo for liberado. O sepultamento aconteceu após missa de corpo presente iniciada às 09h da manhã deste sábado (10).

Veja a seguir imagens e vídeos da missa e sepultamento do padre Edmundo Kagerer:

(Missa de Corpo Presente realizada pelo Bispo Diocesano Dom Antônio)
(Missa de Corpo Presente realizada pelo Bispo Diocesano Dom Antônio de Araújo)

Vídeo I;

Vídeo II;

Vídeo III;

Vídeo IV

O Padre Edmundo Kagerer, era pároco emérito de Santo Estêvão Diácono. Estava com 85 anos e era natural da cidade de Lins, na Áustria. Entre os muitos projetos implementados por ele em Caicó, destaca-se o educacional.

Ele criou o projeto social Santo Estêvão Diácono, que funcionava como uma creche, atendendo crianças. Depois décadas, o Estado construiu a Escola Estadual Padre Edmundo Kagerer, que foi uma continuação da ideia inicial do religioso.

Outra iniciativa sua, foi a instalação de Aldeias Infantis SOS em Caicó. Ele foi o grande articulador. O padre atuou como religioso e benfeitor social.

Além de pai espiritual para os adultos católicos devotos, padre Edmundo era uma espécie de pai para todos nós quando crianças, que estudamos na EESED – Escola Estadual Santo Estêvão Diácono. Ele vinha e gostava de apertar o nosso nariz, talvez porque o dele fosse grande demais… (risos)“, disse um ex aluno ao lembrar-se do sorriso e da alegria do padre ao brincar com as crianças da sua escola, na época dos anos 80.

Luto

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, decretou três dias de luto por causa da morte do Padre Edmundo Kagerer, ocorrida nesta sexta-feira (09). O sacerdote morreu aos 85 anos.

Austríaco, da cidade de Lins, o Padre Edmundo, veio morar em Caicó, e foi um dos maiores incentivadores para a instalação das Aldeias Infantis SOS no Município, além de ter atuado por muitos anos na Paróquia Santo Estêvão Diácono, no Bairro Castelo Branco, onde morava até hoje.

Nota de pesar da Prefeitura de Caicó
(Nota de pesar da Prefeitura de Caicó)
Medalha de Mérito em Oberkappel na Áustria
Blog CRN - Padre Edmund Kagerer recebendo medalha na Áustria
Blog CRN – Padre Edmund Kagerer recebendo medalha na Áustria

Em sua trajetória missionaria o padre Edmundo Kagerer recebeu a medalha de mérito em Oberkappel na Áustria

No dia 04 de setembro de 2014, na pequena comunidade de OBERKAPPEL (é um município da Áustria localizado no distrito de Rohrbach, no estado de Alta Áustria), o vice-governador Franz Hiesl entregou a medalha de mérito do estado ao missionário Edmund Kagerer.

Na época, a publicação no site Meinbezirk.at destacava que o homem de 77 anos de Kafring (Oberkappel) estava ativo na missão (Caicó no Brasil) desde 1969.

Lá cuidava de três paróquias e iniciou a fundação de inúmeras ofertas: Uma igreja com centro paroquial, jardim de infância e creche, duas escolas primárias, uma escola secundária, uma Aldeia SOS com muitas casas onde vivem as famílias, um assentamento de trabalhadores para 400 famílias de trabalhadores, uma farmácia e uma clínica odontológica e uma enfermaria com seis leitos.

Padre Edmundo, como é conhecido no Brasil, estava oficialmente aposentado no ano da publicação desta homenagem, mas naquele tempo auxiliava seu sucessor na paróquia de Santo Estevão Diácono.

Acima de tudo, seu compromisso sacerdotal e pastoral foi dirigido aos idosos e pobres das favelas da cidade. Ele mesmo não gostava de ser o centro das atenções, mas era muito atencioso com seus semelhantes.

De Blog Sidney Silva/Blog Paulo Junior/Blog Caicó na Rota da Notícia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui