De cortar o coração: Açude Itans pega fogo no final da manhã de hoje

Uma cena muito triste, nunca vista antes, aconteceu em Caicó. Parte do açude Itans, que foi por muitos anos o grande manancial da cidade, literalmente, pegou fogo.

0
13954

Por Caicó na Rota da Notícia

Ao invés de água, fogo!!!

Ontem – muita água, manancial da cidade, produção de alevinos na piscicultura, alegria dos agricultores e pecuaristas da região, banhos de açude com a família com aquele peixinho assado do próprio açude preparado nos clubes – Iat Clube, Clube dos Caminhoneiros, Pelicano, APUC, Bar do Pescador, ASDEC – tudo, era motivo de muita alegria e geração renda naquele tempo;

Hoje – tristeza e desolação total, com pouquíssima água o açude encontra-se abaixo da reserva técnica de água (volume morto) que deve ser mantido por uma série de recomendações técnicas que passam pela diluição de substâncias tóxicas e manutenção da vida aquática para uma possível recomposição do ecossistema“!

Cenário desolador: fogo e fumaça tomam conta do interior do açude Itans

O que muitas vezes é motivo para piadas realmente aconteceu na manhã de hoje na cidade de Caicó e fez alguns caicoenses da gema emocionarem-se ao verem cenas do nosso querido e velho açude Itans pegando fogo. O fogo teve início no final da manhã, por volta das 11h deste sábado, 04 de novembro.

Populares filmaram a fumaça gerada e as labaredas que tomaram conta e correram uma grande área (onde, um dia, já foi o porão do açude) deixando a terra ainda mais seca.

Ainda não se sabe ao certo quem teria ateado fogo na vegetação, sabe-se apenas, que o fogo aconteceu nas proximidades do início da parede.

Alguns moradores tiveram que sair de suas casas devido a dificuldade para respirar, as casas ficaram repletas de cinzas levadas pelo vento.

A fumaça, além de prejudicar o meio ambiente devido a emissão de gás carbônico e metano para a atmosfera aumentando a concentração desses gases no efeito estufa, também dificultou a visibilidade de motoristas causando, desta forma, risco eminente de acidentes envolvendo veículos que trafegavam no local e precisavam passar por cima da parede do açude para sair ou entrar na cidade de Caicó.

Em um dado momento, o fogo, imponente e devastador, também tomou conta e se debruçou sob uma pequena parte do asfalto, lambendo a malha viária da parede do açude, impossibilitando, desta forma, a passagem de veículos no local.

Fogo e fumaça tomando conta o asfalto da parede do açude Itans

Populares filmaram uma equipe do Corpo de Bombeiros que foi obrigada a fugir das chamas que se alastravam rapidamente devido aos fortes ventos no local como nos mostra no primeiro vídeo, dos três que seguem:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui