QR Code (código de resposta rápida) ajudará no combate a falsificação de CNHs

0
865

Por Caicó na Rota da Notícia

Novo item de segurança está sendo colocado, desde o começo deste mês de maio, nas novas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH). O QR Code (do inglês, Código de Resposta Rápida) ajudará no combate a fraudes e falsificações.

Cerca de 300 mil carteiras já foram emitidas em todo o Brasil com o novo sistema de segurança. O velho modelo sem o código de barras bidimensional e dados criptografados será substituído gradualmente a medida que os motoristas forem renovando suas carteiras de habilitações que valem por 5 anos.

Como funciona?
Policiais rodoviários e outros agentes de segurança poderão usar a tecnologia mesmo quando estiver em regiões distantes dos centros urbanos usando o sistema Android e IOS baixado no celular.

A nova tecnologia digital permite que a foto do documento apresentado pelo cidadão seja comparada a imagem amazenada no banco de dados do registro Nacional de Condutores habilitados (Renach). A nova carteira também beneficiará as atividades econômicas nas quais a CNH é requisitada Para comprovar a identidade do portador, como bancos, estabelecimentos comerciais, entre outros.

A ferramenta é o primeiro elemento de segurança para conferência das fotografias, já que a modalidade de falsificação mais comum é manter os dados biográficos (pessoais) do titular, mudando apenas a foto. Agora qualquer pessoa interessada pode conferir autenticidade do documento, o que traz segurança jurídica nos negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui