Surto, epidemia, pandemia e endemia: entenda qual é a diferença entre eles

Por que o Coronavírus - Codiv 19 - é considerado uma Pandemia?

0
1718
(Foto: Pandemia de Coronavírus pelo mundo. Créditos Exame.abril.com em 16 de março)

Mas você sabe por que a dengue é uma epidemia e não um surto?

A resposta está na ocorrência de casos nas cinco regiões do Brasil. Uma doença é considerada uma epidemia quando há número de casos acima do esperado em diversas localidades. Se a dengue tivesse atingido, mesmo em grande número, apenas regiões isoladas, seria considerada um surto.

Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado surto, o aumento de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades. Em algumas cidades, a dengue é tratada como surto (e não como epidemia), pois acontece em regiões específicas (um bairro, por exemplo).

Epidemia: a epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões. Uma epidemia a nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia a nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país.

Pandemia: em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta. Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) passou de epidemia para pandemia quando a OMS começou a registrar casos nos seis continentes do mundo.  A aids, apesar de estar diminuindo no mundo, também é considerada uma pandemia.

Atualmente, temos a gripe causada pelo Coronavírus – Codiv 19 que surgiu no final do ano passado na China, e afetou drasticamente a Itália e vem se espalhando por todo o mundo devido a mobilidade das pessoas infectadas pela doença que tem alto poder de propagação e finda alojando – se nos pulmões causando pneumonia. Seus sintomas visíveis são tosse seca, febre e em casos mais graves dificuldade para respirar.

(Foto: Pandemia de Coronavírus pelo mundo. Créditos Exame.abril.com em 16 de março)

Endemia: a endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. Uma doença é classificada como endêmica (típica) de uma região quando acontece com muita frequência no local. As doenças endêmicas podem ser sazonais. A febre amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região Norte do Brasil.

Fonte: UOL via Caicó na Rota da Notícia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui