Como identificar e tratar doenças no Pâncreas, a chamada Pancreatite?

O ducto biliar obstruído é a causa mais frequente da pancreatite que causa inflamação e má absorção dos alimentos.

0
2805
Localização e funções do pâncreas

O pâncreas, é uma glândula de aproximadamente 15 cm de extensão e faz parte do sistema digestivo endócrino dos seres humanos.

Localiza – se na parte superior do seu abdômen, mais precisamente atrás do estômago e entre o duodeno e o baço.

Localização do pâncreas em nosso corpo
Localização do pâncreas em nosso corpo

Função exócrina – Secreta suco pancreático, que contém enzimas digestivas, proteínas que aumentam as reações químicas e facilitam a digestão dos alimentos. Função Endócrina –  Produz também hormônios importantes como glucacon, somatostatina e a ‘insulina’. Este último ajuda a regular o nivel da glicose (açúcar utilizada pelas células) em nosso corpo, é essencial para metabolizar sacarídios, na síntese de proteinas e no armazenamento de lipídeos (gorduras).

Controle da glicemia feita pelo pâncreas

Quando a produção de insulina é deficiente a glicose acumula – se no sangue na urina destruindo as células por falta de abastecimento: Diabetes Mellitus. Para doentes nessa condição, a insulina é providenciada artificialmente através de injeções, ou bombas de insulina sintetizadas a partir de diversos animais. Mais recentemente surgiram os medicamentos ‘análogos a insulina’ com as as mesmas características químicas e reactivas, sendo moléculas de insulina modificadas em laboratório.

Doença e sintomas apresentados

A pancreatite ocorre quando o pâncreas está inflamado, o que resulta na má absorção de nutrientes. Pode vir repentinamente ou se tornar crônico, o que pode causar um dano a longo prazo no pâncreas. Os sintomas incluem náusea, vômito, febre, sudorese, respiração rápida e dor abdominal. A pancreatite pode ser branda à grave e o tratamento geralmente requer hospitalização.

Alguns sintomas da pancreatite aguda e crônica (grave)
Diagnosticando e avaliando

1. Reconheça os sintomas –  É importante reconhecer os sintomas da pancreatite, para que você possa buscar ajuda mais rapidamente. Quando mais rapidamente o problema for tratado, mais fácil será de resolvê-lo. Se você tiver qualquer um dos sintomas seguintes, que persistam por vários dias e que cause desconfortos sérios, ligue para o seu médico:

  • Dor na parte superior do abdômen, que pode se propagar para as costas. Essa dor geralmente será pior depois de comer. Seu abdômen também pode ficar sensível.
  • Náusea e vômito.
  • Fezes oleosas.
  • Perda de peso sem causa aparente.

2. Tenha consciência de outros problemas possíveis – Esses mesmos sintomas podem vir de outras fontes. Você pode não ter pancreatite, mas pode ter outro problema. No entanto, esses problemas podem ainda ser muito sérios, então é importante buscar tratamento de qualquer forma. Outras fontes possíveis do problema incluem:

  • Úlceras – fezes pretas ou sangrentas são uma das diferenças sintomáticas principais entre úlceras e pancreatite.
  • Cálculo na vesícula – febre e descoloração da pele são alguns indicadores de cálculo na vesícula em vez de pancreatite, mas muitos dos sintomas são exatamente os mesmos.
  • Doença hepática – amarelamento na pele ou descoloração é um indicador comum do problemas no fígado em vez de pancreatite.
  • Ataques cardíacos – formigamento nos braços é um indicador claro de que você está tendo problemas cardíacos, não pancreatite.

3. Reconheça as causas – Alcoolismo, fibrose cística, hiperparatiroidismo, infecção e câncer são algumas das causas da pancreatite. Essas são condições sérias que têm muitos outros impactos negativos na sua saúde e bem estar, então é importante se certificar de que eles estejam sendo tratados.

O alcoolismo é uma das causas mais comuns de pancreatite e é muito associada com a doença. Embora você possa não pensar que tem um problema, é uma boa ideia considerá-lo.

Procure o médico – Entre em contato com seu médico ou vá na emergência de um hospital.

Reconheça as consequências – Ignorar a pancreatite pode levar à perda de peso grave de abertos por debilitantes parada respiratória ou até mesmo a morte.

Recebendo tratamento

1. Prepare-se para alguns exames – Você precisará fazer alguns exames descobrir que você tem pancreatite, exame de sangue fezes, tomografia e ultrassom são exames mais comuns para descobrir a fonte dos seus problemas de saúde quando há suspeita pancreatite.

2. Receba tratamento básico – Para 75% dos pacientes cuidados básicos hospitalar podem ser tudo que é preciso para se recuperar remédios caseiros não são uma opção.

  • Esperar para fazer um jejum, não comer nada por vários dias, se alimentar por tubos, dietas especiais e outras alternativas são geralmente o tratamento básico principal para pancreatite, isso é porque o consumo de alimento piora o problema e o deixa incapaz de se curar.
  • Obtenha fluídos UV. Desidratação grave é a parte principal dos problemas do pâncreas, então espere receber uma grande quantidade de fluido para combater isso, o que provavelmente virá atraves de fluído IV, mas também pode ser pedido para beber mais água.
  • Você provavelmente receberá medicamentos. A pancreatite causa dor constante e significativa, e seu médico o medicará para aliviar a dor. Meperidina e demerol são os remédios prescritos mais comuns para pacientes com pancreatite. Tome antibióticos, se o médico receitar, eles podem ser necessários para evitar possíveis infecções ou para tratar uma já existente.

3. Trate a causa subjacente – Para ‘casos básicos ou brandos‘, a causa subjacente pode ser muito fácil de tratar, como uma mudança nos medicamentos, no entanto ‘casos mais graves ou crônicos‘ podem precisar de tratamentos mais sérios.

  • Cirurgia é a opção mais provável se você tiver problema grave. O tipo de cirurgia irá depender de qual seja a causa subjacente. Algumas opções incluem; remoção da vesícula biliar, cirurgia para reparar ou remover parte do pâncreas ou cirurgia para remover as obstruções do ducto biliar.
  • Tratamento contra a dependência de álcool será recomendado se a dor e se for causado pelo alcoolismo.
  • Há suplementos de enzimas que podem pedir que você tome se o seu problema foi hereditário ou não puder resolver o problema de outra forma. Esses suplementos são na forma de um tablet simples e ajudam na digestão, tirando a pressão do seu pâncreas.
Prevenindo problemas futuros

1. Coma alimentos saudáveis e faça exercícios – A pancreatite pode se desenvolver devido ao alto nível de triglicerídeos e diabetes manter – se saudável pode ajudar a aliviar os sintomas da pancreatite isso significa adotar uma dieta com pouco açúcar e rica em vegetais e proteínas.

  • Coma menos carboidratos (como macarrão e batata chips) e corte alimentos com muito açúcar da sua dieta. Coma mais vegetais do que frutas (que contém bastante açúcar) e dê adeus ao refrigerante! Proteínas magras também são boas, então coma bastante peixe e frango.
  • Você também pode obter ajuda com exercícios físicos, se precisar.

2. Reduza o consumo de álcool – Ingerir bebidas alcoólicas regularmente pode causar pancreatite. Se você ainda quer socializar com seus amigos peças silenciosamente o suco de maçã ou água e Martini ou copo de uísque. Eles parecem bebida alcoólica, mas não são.

3. Pare de fumar – Fumar também causa problemas no pâncreas, o estressa e pode causar pancreatite ou piorar, mas também tem outros efeitos negativos na saúde, então é melhor você parar de fumar.

4. Considere uma mudança nos medicamentos – Alguns medicamentos podem causar pancreatite seu médico deve reconhecê – los e é importante falar sobre o assunto principalmente se você estiver com médico novo que pode não conhecer seu histórico médico.

Fonte: Wik How via CRN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui