Taxistas se queixam de podas inadequadas em árvores ao lado do Senador Guerra

0
703

Alguns taxistas entraram em contato conosco para relatar a insatisfação e denunciar o tipo de poda que está sendo feita nas árvores que ficam ao lado do Grupo Escolar Senador Guerra no Centro de Caicó. Os podadores estão literalmente pelando as árvores sem deixar a devida sombra para os profissionais do volante.

Segundo o inciso X do art. 29 da Lei nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995 que trata sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previsto no art. 175 da Constituição Federal, é encargo do poder concedente “estimular o aumento da qualidade, produtividade, preservação do meio ambiente e conservação”.

Como isso é possível? A poda das árvores onde se localiza a praça de táxi que fica ao lado da escola Senador Guerra estava sendo feita na tarde desta quarta feira (29) de forma a cortar toda a copa, ou seja, literalmente pelando as árvores. Deixando sem que o taxista tenha sombra para colocar o seu táxi?

Outro exemplo claro é a aniquilação de plantas nas ruas do Centro de Caicó como foi o caso de três pés de nim que foram sacrificados há poucas semanas em plena Av. Coronel Martiniano, mais precisamente em frente a Igreja Presbiteriana na do Brasil. (Foto à baixo).

Poda de árvores no Centro de Caicó (1)
Plantas aniquiladas em frente a Igreja Presbiteriana na Av. Cel Martiniano no Centro de Caicó

A planta Azadirachta indica, conhecida como amargosa ou nim, é da família Meliaceae, com destribuição natural no Sul da Ásia e utilizada na produção de madeira e para fins medicinais. Chegou ao Brasil com a finalidade de estudos para a fabricação de fungicidas usados na agricultura, mas despontou com forte potencial em outras áreas.

Ela se trata de uma planta exótica invasora com potencial de trazer prejuízos para a fauna e flora local. O nim não é uma planta nativa, não pertence ao bioma da caatinga, sendo assim, não é considerado um crime ambiental cortá-la. Ainda assim, ela representa parte do nosso capital verde e traz seus benefícios a população caicoense.

Alguns benefícios das plantas dentro da cidade:

  • Diminuem de 2 a 3º C a temperatura ambiental onde estão plantadas;
  • Dão abrigo de sombra a transeuntes a veículos estacionados em baixo de suas copas;
  • Embelezam a cidade mudando o cenário paisagístico;
  • Muda o aspecto de pobreza verde;
  • Mantem as pessoas mais calmas aliviando o estresse;
  • Diminuem a poluição e o ruído ambiental;
  • Fazem comerciantes parecerem que se preocupam com o meio ambiente.
Poda de árvores no Centro de Caicó (4)
Tipo de poda em árvores ao lado do Colégio Senador Guerra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui