Ten Cel Costa diz como será feita a segurança para Eleição de 07 de Outubro

Comandante do 6° BPM também fala sobre; Lei Seca, eventuais brigas, venda e compra de votos, corrupção, denuncia e escolha de candidatos

227

Por Caicó na Rota da Noticia

O Tenente Coronel Walmary Costa, comandante do 6° BPM de Caicó, participou do programa de Gláucia e Suerda na Rádio do Povo 87,9 e contou como será o sistema de segurança durante pleito eleitoral nos dias 06 e 07 de Outubro das Eleições 2018.

Como será o Sistema de Segurança nas Eleições 2018

Na área do 6º BPM nós temos 72 locais de votação, a partir das 15 horas de sábado nós iremos receber as urnas eletrônicas e terão policiais guarnecendo essas urnas até que a gente termine às 17 horas (do domingo) e todos os disquetes sejam recolhidos e todas as urnas entregues novamente ao TRE, isso é a questão da segurança das urnas com policiamento extra.

Mas também iremos ter outro policiamento normal trabalhando na rua e outras guarnições estarão dando apoio, a exemplo de oficiais que estão acompanhando juízes, comando de Batalhão que está com sua guarnição trabalhando, fiscalizando inclusive, atendendo as demandas necessárias, não só dos juízes mas da população em geral e isso faz com que a gente tenha muita garantia e a certeza de que teremos um pleito tranquilo.

Embora a nível Nacional a gente entenda que existe uma radicalização mais na internet no meio das mídias sociais, mas que também é eleição esse ano aqui em Caicó eu acho que devido a mudança da legislação eleitoral, principalmente a proibição daquelas baratinhas fazendo barulho na rua, este ano foi uma das eleições mais tranquilas que nós pudemos ter aqui em Caicó.

Nós vamos contar fortemente com a presença do Ministério Público na região do Seridó especialmento da cidade de Caicó nós iremos contar com a Polícia Civil, em cada cidade onde tem comarca também terá um delegado com a equipe da Polícia Civil com agentes trabalhando para receber e altuar crimes eleitorais nas cidade que não será possível a presença da Polícia Federal“.

Lei seca

E continuou:  “Quanto à questão da Lei Seca foi publicado no diário oficial do estado que a Lei Seca será das 6 horas da manhã às 18 horas do domingo então se um bar pode ficar aberto mas não pode vender bebida alcoólica, porém, não pode vender bebida alcoólica. Beber em praça pública não será permitido.

Possíveis brigas, Compra e Venda de voto

Quanto a brigas pessoas só poderão ser presa se for em caso de flagrante e o Crime eleitoral que é bastante comum ‘boca de urna‘, ‘captação irregular de voto‘ que é a famosa ‘compra de voto‘ que nós temos e é muito comum. Já começou a aparecer denúncias de pessoas fazendo listas de oferecer R$ 50,00 Com certeza se essas pessoas foram flagradas serão conduzidos à Delegacia de Polícia Civil ficarão à disposição da Justiça Eleitoral.

Até porque, tanto quem compra, quanto quem vende está cometendo um crime, está passível de ser preso conduzido a delegacia. A gente recebe denuncia que na zona rural as pessoas estão oferecendo dinheiro fazendo uma lista, pegando número de título, aqui nos bairros e de outras cidades também.

Quem vendo o voto é corrupto!

As pessoas ainda vendem o voto, e quem tá vendendo o voto vende também até sua consciência e é um corrupto! Você está sendo corrupto também se você vende seu voto! 

Só existe a corrupção porque as pessoas  facilitam ao invés de denunciar recebe o dinheiro então ‘vendendo a consciência’ escolhe pessoas que não deveria estar nos representando. E o candidato (que normalmente não é ele que está comprando o voto) for flagrado com ‘captação irregular de voto’ ele está cometendo um crime que está sujeito a perder até o mandato depois, caso seja comprovado.

Denuncia

O melhor telefone para denunciar através do 190. É  um telefone público onde você liga e rapidamente chega a informação a central de operações do COPOM que de mediar transmite para as guarnições que estão na rua e vão verificar.Pode procurar o comando do 6º BPM. Pode procurar a delegacia de polícia. Ontem estive com o delegado Doutor Ricardo, ele me disse que está pronto para apurar isso aí.

Escolha de Candidatos

A Polícia Militar está trabalhando está disposição da população, não só na eleição, mas todos os dias, e vamos, se Deus quiser, através do esforço pleno e de muita responsabilidade, nós vamos escolher o Presidente da República, que vai passar quatro anos. Nós vamos escolher 2 Senadores do Estado do Rio Grande do Norte, que vão passar 8 anos. Nós vamos escolher Deputado Federal, que nós temos 8 no RN e que vai trazer as coisas para o RN, e vão investir. Nós vamos escolher 24 Deputados Estaduais que também vão nos representar e a gente tem que ‘escolher muito bem’ para que depois daqui a um ano a gente não venha a dizer assim; Ah tá muito mal! Não veio nada!, O Estado não anda! Eu convoco aqui, como autoridade no município, que todas as pessoas de Caicó e do Seridó venham votar e exercer seu direito.

Esse é o direito mais pleno que a gente tem da Democracia. E se daqui a 4 anos, ou a 8 anos (como é o caso do Senador), o candidato não corresponder a gente tira”.