Afonia ou rouquidão na voz: Quais são seus sintomas, causas e tratamento

Confira também; localização e funcionamento e vídeo de como funciona as "pregas vocais" de cantores líricos durante um exame

0
2054

Sofrer ou ter afonia é quando perdemos a voz, algo que pode ocorrer por diversos motivos, seja um simples resfriado ou uma condição que pode ser mais grave. Em Saúde Dicas falamos a seguir sobre a afonia: quais são seus sintomas, causas e tratamento.

Quando uma pessoa perde a voz dizemos que tem afonia, e pode ser algo repentino, devido a uma infecção na garganta ou uma inflamação devido a um resfriado ou também pode se produzir de forma progressiva. Ou seja, percebemos como pouco a pouco vamos ficando sem voz.

A afonia pode ser também ter uma rouquidão simples, ou ficarmos com um fio de voz. Também pode vir acompanhada de certo mal estar na garganta. Mas por que se produz exatamente a afonia? Vejamos exatamente do que se trata e quais são os sintomas e causas, assim como o tratamento mais eficaz.

O Que É A Afonia?

Se você tem afonia, sua voz soará ofegante, rouca ou tensa, ou será mais suave em volume ou inferior em tom. A garganta também pode se sentir áspera. A afonia é muitas vezes um sintoma de problemas nas cordas vocais da laringe que pode ser produzido por uma alteração ou uso excessivo das cordas vocais ou também podem influenciar fatores psicológicos.

Como Funciona Nossa Voz Se Você Tiver Afonia?

O som da nossa voz é produzido pela vibração das cordas vocais, que são duas faixas de tecido de músculo liso que se colocam uma na frente da outra na laringe. A laringe está localizada entre a base da língua e a parte superior da traqueia, que é a via até os pulmões.

Localização das pregas (ou cordas) vocais na garganta

Quando não estamos falando, as cordas vocais estão abertas para que possamos respirar. Quando se produz o momento de falar, no entanto, o cérebro organiza uma série de eventos. As cordas vocais se encaixam quando o ar passa para fora dos pulmões, fazendo-as vibrar. As vibrações produzem ondas sonoras que viajam através da garganta, nariz e boca, que atuam como cavidades de ressonância para modular o som. A qualidade da nossa voz, seu tom, volume e som são determinados pelo tamanho e forma das cordas vocais e cavidades de ressonância. Esta é a razão pela qual as vozes soam tão diferentes.

As variações individuais em nossas vozes são o resultado da quantidade de tensão que colocamos em nossas cordas vocais. Por exemplo, o relaxamento das pregas vocais faz com que uma voz seja mais profunda; apertando se converte em uma voz mais alta.

Quando Se Produz A Afonia?

Quando estamos resfriados, ou doentes pode ser que nossa garganta e laringe se vejam afetadas por vírus tendo que se esforçar para falar e fazendo com que acabemos roucos. Também pode ser o caso de ficar rouco quando a nossa laringe se preenche, por exemplo, com fumaça do tabaco.

Geralmente a afonia dura alguns dias e costuma se aliviar sem problemas, mas se tivemos rouquidão ou ficamos sem voz durante mais de três semanas, é importante visitar o médico. Você também deve consultar o seu médico se junto com a rouquidão, estiver tossindo sangue ou tem dificuldade para engolir, percebe um caroço no pescoço, sente dor ao falar ou engolir, sente falta de ar, ou perder a voz completamente durante vários dias.

Sintomas Da Afonia:

A afonia tem como seu principal sintoma a perda da voz, seja de maneira parcial, com uma rouquidão ou acompanhada de tosse, ou de modo praticamente total, ficando um pequeno fio de voz quase inaudível.

Causas Da Afonia:

Laringite. A laringite é uma das causas mais comuns de afonia. Pode ser devido ao inchaço temporário das cordas vocais de um resfriado, uma infecção do trato respiratório superior, ou alergias. O seu médico tratará a laringite de acordo com a sua causa. Se for devido a uma infecção respiratória do trato superior, o médico pode recomendar repouso, líquidos e analgésicos. As alergias podem ser tratadas do mesmo modo, com a adição de um excesso de medicamentos de venda livre para alergia.

Mau uso ou uso excessivo da voz. Torcendo em eventos esportivos, falando em voz alta em ambientes ruidosos, falando por muito tempo sem descansar a voz, cantando em voz alta, ou falar com uma voz muito alta ou muito baixa pode causar rouquidão temporária. Descansar, reduzir o uso da voz, e beber muita água te ajudará a aliviar a afonia pelo abuso ou uso excessivo. Às vezes as pessoas cujos empregos dependem das suas vozes, como professores, cantores, ou pessoas públicas podem ter mai dificuldade para se recuperar da afonia. Se você usa sua voz para ganhar a vida e experimenta regularmente rouquidão, o médico pode sugerir ver um fonoaudiólogo para terapia de voz. Na terapia de voz, te darão exercício vocais e conselhos para evitar a afonia mudando as formas em que utiliza a voz.

Refluxo gastroesofágico. Comumente chamado de azia, o refluxo gastroesofágico pode causar afonia quando o ácido do estômago sobe pela garganta e irritar os tecidos. Geralmente, a afonia causada pelo refluxo é pior pela manhã e melhora ao longo do dia. Em algumas pessoas, o ácido do estômago sobe todo o caminho até a garganta e a laringe e irrita as cordas vocais. Isto é conhecido como refluxo laringo-faríngeo (LPR). Esta doença pode ocorrer durante o dia ou noite.

Algumas pessoas não têm azia com LPR, mas podem sentir como se constantemente tivessem que tossir para limpar a garganta e podem chegar a sofrer de afonia. Neste caso, se trata com modificações na dieta para consumir medicamentos que reduzam a acidez do estômago.

Nódulos vocais, pólipos e cistos. Os nódulos vocais, pólipos e cistos são crescimentos benignos (não cancerosos) ao longo das cordas vocais. Os nódulos vocais são às vezes chamados “nódulos do cantor”, porque são um problema frequente entre os cantores profissionais. São formados em pares em lados opostos das cordas vocais, como resultado de um excesso de pressão ou atrito, formando um calo. Um pólipo vocal normalmente ocorre somente em um lado da corda vocal. Um cisto vocal é uma massa dura de tecido fechado em um saco da membrana interna da corda vocal. Os tratamentos mais comuns para nódulos, pólipos e cistos são repouso vocal, terapia da voz, e uma cirurgia para remover o tecido.

Hemorragia das cordas vocais. A hemorragia das cordas vocais ocorre quando um vaso sanguíneo na superfície das rupturas das cordas vocais e os tecidos se enchem de sangue. Se você perde sua voz de repente durante o uso vocal intenso (como gritar), é possível que tenha uma hemorragia das cordas vocais. Às vezes uma hemorragia das cordas vocais pode causar afonia que se desenvolve rapidamente durante um curto período de tempo e afeta apenas a sua música, mas não a fala. A hemorragia das cordas vocais deve ser tratada imediatamente com descanso total de voz e uma visita ao médico.

Paralisia das cordas vocais. Este é um distúrbio da voz que ocorre quando uma ou ambas das cordas vocais não se abrem ou fecham corretamente. Pode ser causada por uma lesão na cabeça, pescoço ou peito; câncer de pulmão ou da tireoide; tumores da base do crânio, pescoço ou peito; ou infecção (por exemplo, doença de Lyme). As pessoas com certas doenças neurológicas, como a esclerose múltipla ou doença de Parkinson ou que tenham tido um acidente vascular cerebral podem experimentar paralisia das cordas vocais. Em muitos casos, no entanto, a causa é desconhecida. A paralisia das cordas vocais se trata com terapia de voz e, em alguns casos, a cirurgia.

Doenças e distúrbios neurológicos. As doenças neurológicas que afetam as áreas do cérebro que controlam os músculos da laringe ou garganta também podem causar afonia. A afonia é, por vezes, um sintoma da doença de Parkinson ou acidente vascular cerebral. A disfonia espasmódica é uma doença neurológica rara que provoca afonia e pode também afetar a respiração. O tratamento nestes casos dependerá do tipo de doença ou transtorno.

Outras causas. Problemas de tireoide e danos à laringe podem causar afonia. A afonia pode às vezes ser um sintoma de câncer de laringe, por isso é muito importante consultar o seu médico se estiver rouco ou sem voz por mais de três semanas.

Tratamento Da Afonia:

Ao discutir as causas já indicamos alguns tratamentos que podem ser tomar medicamentos ou mudar a dieta (no caso de ter afonia devido a acidez), mas também podemos apontar alguns remédios que nos permitem recuperar a voz plenamente.

  • Faça gargarejos com uma colher de sopa de sal em um copo de água.
  • Triture uma cebola no liquidificador, adicione o mel (que tem efeitos antibacterianos) mistura e tome duas colheres de sopa por dia.
  • Coloque para ferver em uma panela hortelã, quando ferver e liberar vapor, desligue o fogo, coloque o rosto sobre os vapores que emana e cubra com uma toalha para que você possa fazer “vapores” com o vapor. Abra sua boca, para que não apenas penetre nas narinas.
  • Faça um suco de abobrinha e adicione duas gotas de limão. Tome ao longo do dia. São ricos em mucilagem que ajuda a suavizar a mucosa.
  • Ferva 3 cenouras, deixe esfriar, triture e misture com um pouco de água e mel. Tome durante todo o dia. Fornece antioxidantes, betacaroteno, e ajudam a suavizar a garganta.

Alimentação/Dieta Para Afonia:

Junto com os remédios para o tratamento da afonia, podemos dizer que existem uma série de alimentos que podemos tomar que nos ajudam no caso de sofrer uma afonia.

É bom, então comermos e consumirmos alimentos e plantas que sejam ricos em vitamina A, ácidos graxos ômega-3, antocianinas ou mucilagem, já que são os que nos permitirão regenerar as mucosas irritadas e também aliviar a dor e o desconforto que se produz na garganta, eliminando os germes que causam a infecção e a irritação e, em última análise, te ajudarão a recuperar a voz.

Por outro lado, se, como dissemos, a afonia é causada por refluxo gastroesofágico é melhor ingerir alimentos que não causam acidez e, portanto, deve ser evitada a ingestão de alimentos picantes ou alimentos gordurosos ou que forneçam muita gordura (como as frituras, por exemplo), assim como café e também tabagismo.

Confira a seguir: vídeo de como funciona as pregas vocais de cantores líricos durante um exame:

De Saúde Dicas via Caicó na Rota da Notícia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui